Página Inicial
Contato

 Busca

+ Palavras Chave:
   
  colo uterino
  corpo uterino
  endométrio
  ovário
 

 Links

 
 


 
 



 

      Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.

 

Caso 119: 20 anos, tumor de ovário esquerdo com 7 cm de diâmetro, multilocular à superfície de corte.


Figura 1




Figura 2




Figura 3




Figura 4




Figura 5



Descrição microscópica: septo da parede do cisto revestido por epitélio mucinoso simples ou complexo (Fig. 1), com células de citoplasma mucinoso amplo, do tipo intestinal, sem atipia (Fig.2) ou com atipia celular marcada e estratificação nuclear (Fig. 3,4,5). Na Fig. 3, os diferentes aspectos do epitélio está bem demonstrado.

Diagnóstico: Tumor ovariano mucinoso “Borderline” do tipo intestinal com gradiente de aspectos morfológicos: adenoma, borderline usual e borderline com carcinoma intraepitelial.

Comentário: os tumores “borderline” apresentam complexidade e atipias em mais de 10% da neoplasia. A atipia é geralmente leve a moderada no “borderline” usual, entretanto, quando a atipia é acentuada, a neoplasia é chamada de “borderline” com carcinoma intraepitelial. A presença do carcinoma intraepitelial indica maior amostragem do tumor para descartar a possibilidade de transição para adenocarcinoma mucinoso.
Contador de visitantes:
website stats
Departamento de Anatomia Patológica
Faculdade de Ciências Médicas
images/logos/