Página Inicial
Contato

 Busca

+ Palavras Chave:
   
  colo uterino
  corpo uterino
  endométrio
  ovário
 

 Links

 
 


 
 



 

      Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.

 

Caso 109: 55 anos com lesão de aspecto cístico em colo uterino e fundo de saco vaginal. Biópsia de colo uterino.


Figura 1




Figura 2




Figura 3




Figura 4




Figura 5




Figura 6



Descrição microscópica: colo uterino apresentando no estroma áreas dilatadas (Fig. 1 e 2), revestidas focalmente por macrófagos uni ou multinucleados, do tipo célul as gigantes do tipo corpo estranho (Fig. 3, 4, 5, 6). Há edema e denso infiltrado inflamatório crônico inespecífico, rico em leucócitos neutrófilos.

Diagnóstico:Cervicite crônica enfisematosa.

Comentário: a cervicite ou vaginite enfisematosa é um processo inflamatório que ocorre na idade fértil e na pós-menopausa. É constituída por espaços císticos preenchidos por gás e delineados por macrófagos do tipo células gigantes de corpo estranho e infiltrado inflamatório crônico. A patogênese não é conhecida, mas alguns casos estão associados à infecção por bactérias produtoras de gás.
Contador de visitantes:
website stats
Departamento de Anatomia Patológica
Faculdade de Ciências Médicas
images/logos/