Página Inicial
Contato

 Busca

+ Palavras Chave:
   
  colo uterino
  corpo uterino
  endométrio
  ovário
 

 Links

 
 


 
 



 

      Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.

 

Caso 97: 16 anos, com dor abdominal e tumor em ovário esquerdo medindo 6X4X3 cm.


Figura 1




Figura 2




Figura 3




Figura 4




Figura 5



Descrição microscópica: parênquima ovariano difusamente edemaciado (Figuras 1 e 4), sem a formação de nódulos, apresentando folículos em desenvolvimento e áreas de hemorragia do estroma (Figuras 2, 3 e 5).

Diagnóstico: Edema maciço do estroma ovariano com focos de hemorragia e folículos em desenvolvimento.


Comentário: a lesão ocorre predominantemente em pacientes jovens e pode se apresentar com dor abdominal aguda, irregularidade menstrual ou efeito androgênico. À laparotomia é observado aumento ovariano, em média com 10 cm de diâmetro, que pode ser bilateral em 10% dos casos. A superfície de corte demonstra grande quantidade de líquido e pode ter aspecto gelatinoso. A torção do pedículo está associada à patogênese. O diferencial é com fibroma, porém a presença de folículos em desenvolvimento de permeio favorece o edema maciço.
Contador de visitantes:
website stats
Departamento de Anatomia Patológica
Faculdade de Ciências Médicas
images/logos/