Página Inicial
Contato

 Busca

+ Palavras Chave:
   
  colo uterino
  corpo uterino
  endométrio
  ovário
 

 Links

 
 


 
 



 

      Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.

 

Caso 87: 66 anos, sangramento pós-menopausa e presença de ascite. Fez biópsia de agulha do omento que mostrou adenocarcinoma. Foi submetida à histerectomia e salpingo-ooforectomia bilateral.


Figura 1




Figura 2




Figura 3




Figura 4




Figura 5




Figura 6



Descrição microscópica: na biópsia do omento notam-se células epiteliais atípicas em arranjoglandular (Figura 1). Na peça cirúrgica havia pólipo da mucosa endometrial do tipo atrófico, revestido focalmente por epitélio com células volumosas e atípicas, constituindo o carcinoma endometrial intraepitelial ou carcinoma seroso mínimo (Figuras 2 e 3), lesão precursora do carcinoma seroso do endométrio, que frequentemente está associado a lesão extra-uterina. Na Figura 3 nota-se invasão superficial do estroma adjacente. Observa-se na região das fímbrias da tuba direita (Figuras 4 e 5) e no ovário direito (Figura 6) a mesma neoplasia serosa de alto grau.

Diagnóstico: Carcinoma seroso em pólipo atrófico da mucosa endometrial associado a carcinoma seroso intraepitelial do endométrio. Carcinoma seroso na região de fímbrias da tuba direita (Figuras 4 e 5) e no ovário direito (Figura 6). Implante peritoneal da neoplasia (Figura 1).

Comentários: O carcinoma seroso do endométrio é o tipo histológico menos comum, e é associado à atrofia da mucosa. Este tipo histológico se associa a invasão miometrial profunda, êmbolos carcinomatosos e doença extra-uterina ao diagnóstico. Embora chamado de carcinoma intraepitelial do endométrio, a lesão não deve ser considerada como um carcinoma in situ, pois é comum o encontro de carcinoma seroso extra-uterino, envolvendo tuba, ovário e peritônio pélvico, como neste caso.
Contador de visitantes:
website stats
Departamento de Anatomia Patológica
Faculdade de Ciências Médicas
images/logos/