Página Inicial
Contato

 Busca

+ Palavras Chave:
   
  colo uterino
  corpo uterino
  endométrio
  ovário
 

 Links

 
 


 
 



 

      Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.

 

Caso 80: 51 anos, pequeno pólipo no canal cervical em exame de rotina.


Figura 1




Figura 2




Figura 3




Figura 4




Figura 5



Descrição microscópica: fragmento polipóide revestido por epitélio endocervical (Fig. 1), apresentando no estroma áreas de hemorragia, infiltrado inflamatório crônico linfocitário e com células macrofágicas de citoplasma amplo, claro e finamente granuloso (Fig. 2, 3, 4 e 5).


Diagnóstico: Pólipo damucosa endocervical com processo inflamatório crônico, xantogranulomatoso (Cervicite xantogranulomatosa).

Comentários: a cervicite xantogranulomatosa é caracterizada pela presença de macrófagos espumosos, com citoplasma rico em lípides. No diferencial devem ser considerados: a malacoplaquia (com os característicos corpúsculos de Michaelis-Gutmann) e a transformação decidual do estroma cervical.
Contador de visitantes:
website stats
Departamento de Anatomia Patológica
Faculdade de Ciências Médicas
images/logos/