Página Inicial
Contato

 Busca

+ Palavras Chave:
   
  colo uterino
  corpo uterino
  endométrio
  ovário
 

 Links

 
 


 
 



 

      Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.

 

Caso 32: 46 anos, sangramento irregular e piometra. Submetida à curetagem endometrial.


Figura 1




Figura 2




Figura 3




Figura 4




Figura 5



Descrição microscópica: mucosa endometrial apresentando exsudato inflamatório purulento (Figuras 1 e 2) e células cornificadas de permeio (Figura 3). Um dos fragmentos mostra epitélio glandular substituído por epitélio escamoso atípico, com blocos celulares que invadem o estroma (Figuras 4 e 5).

Diagnóstico: Carcinoma epidermóide do colo uterino associado a endometrite aguda purulenta com “ictiose uteri”. O carcinoma epidermóide de endométrio existe, porém é raro e sempre temos que descartar a possibilidade de carcinoma primário do colo uterino. Interpretamos este caso como carcinoma epidermóide do colo uterino que levou à estenose do canal cervical, favorecendo a endometrite, com conseqüente metaplasia escamosa da mucosa endometrial, conhecida como icitiose uteri.
Contador de visitantes:
website stats
Departamento de Anatomia Patológica
Faculdade de Ciências Médicas
images/logos/