Página Inicial
Contato

 Busca

+ Palavras Chave:
   
  colo uterino
  corpo uterino
  endométrio
  ovário
 

 Links

 
 


 
 



 

      Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.

 

Caso 26: 52 anos. História de 2 ressecções prévias na vulva e fossa ísquio-retal. Atualmente com tumoração com 10x9,5x3 cm, superfície de corte nodular, brilhante e mal delimitada.


Figura 1




Figura 2




Figura 3




Figura 4




Figura 5



Descrição microscópica: aspecto mixóide com fibroblastos ou miofibroblastos fusiformes, sem pleomorfismo e sem mitoses (Figuras 1 e 2), com proliferação de vasos de médio calibre, com parede muscular, e vasos delicados (Figuras 3 e 4). Os limites são infiltrativos e invade o tecido adiposo adjacente (Figura 5).

Diagnóstico: Angiomixoma agressivo.

Obs: Este tumor ocorre no tecido subcutâneo, é localmente agressivo e pode comprometer a vagina e a região glútea. O aspecto infiltrativo não é sempre observado à macroscopia, porém na microscopia é evidente. A evolução é com recidivas, mesmo depois de muitos anos, e metástase não é descrita.
Contador de visitantes:
website stats
Departamento de Anatomia Patológica
Faculdade de Ciências Médicas
images/logos/