Página Inicial
Contato

 Busca

+ Palavras Chave:
   
  colo uterino
  corpo uterino
  endométrio
  ovário
 

 Links

 
 


 
 



 

      Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.

 

Caso 25: 32 anos, miomatose uterina. Tumor submucoso com 3,5 cm de diâmetro. Paciente em uso de progestógeno como método anticoncepcional.


Figura 1




Figura 2




Figura 3




Figura 4




Figura 5




Figura 6



Descrição microscópica:
Tumor constituído por células musculares lisas, bem delimitado (Fig. 1), apresentado atipia celular em várias áreas(Fig. 2, 3, 4, 5) e presença de figuras de mitose (Fig. 3, 4), com o índice mitótico variando de 2 a 7 figuras de mitose por 10 campos de grande aumento. O endométrio apresenta decidualização difusa pelo uso de progestógeno (Fig 6).

Diagnóstico: Leiomioma atípico ou bizarro com índice mitótico de até 7 figuras de mitose por 10 campos de grande aumento, compatível com leiomioma atípico com baixo risco para recorrência ou de potencial maligno incerto.

OBS: Os leiomiomas atípicos não devem ter necrose e o índice mitótico não deve exceder a 10 FM/10 campos de grande aumento. Estes casos são incomuns e há pouco experiência com eles. Na literatura, algumas séries de poucos casos mostram diferentes resultados. Alguns denominam apenas de leiomioma atípico, enquanto outros trabalhos os chamam de leiomioma atípico com baixo risco para recorrência ou tumor de músculo liso de potencial maligno incerto, pela baixa experiência. O uso da progesterona também poderia contribuir tanto para as atipias como para o aumento do índice mitótico. No laudo é importante relatar estes dados da literatura, indicando ao cirurgião a necessidade de um acompanhamento mais cuidadoso.
Contador de visitantes:
website stats
Departamento de Anatomia Patológica
Faculdade de Ciências Médicas
images/logos/