Página Inicial
Contato

 Busca

+ Palavras Chave:
   
  colo uterino
  corpo uterino
  endométrio
  ovário
 

 Links

 
 


 
 



 

      Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.

 

Caso 14 - 42 anos, tumor cístico de 28X24 cm de diâmetro em ovário. Superfície externa lisa e superfície de corte apresentando cavidade cística com papilas em várias áreas.


Figura 1




Figura 2




Figura 3




Figura 4




Figura 5




Figura 6



Descrição microscópica: Neoplasia epitelial caracterizada pela formação de papilas complexas, revestidas por epitélio do tipo seroso, estratificado em várias camadas (Fig 1, 2), parecendo que se soltam para a luz do cisto focalmente (Fig 3, 4). As atipias celulares são leves a moderadas (Fig 6), com raras figuras de mitose. As hastes das papilas estão livres de invasão; há glândulas no estroma de algumas papilas que podem ser confundidas com invasão, porém não há reação tecidual adjacente (Fig 5).

Diagnóstico: Tumor seroso papilífero “borderline” do ovário. Superfície externa do ovário livre de crescimento neoplásico.
Contador de visitantes:
website stats
Departamento de Anatomia Patológica
Faculdade de Ciências Médicas
images/logos/