Página Inicial
Contato

 Busca

+ Palavras Chave:
   
  colo uterino
  corpo uterino
  endométrio
  ovário
 

 Links

 
 


 
 



 

      Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.

 

Caso 7 - 33 anos , HIV positivo, CO alterada. Conização.


Figura 1




Figura 2




Figura 3




Figura 4




Figura 5



Neoplasia intraepitelial cervical de grau II (NIC II/ Displasia moderada) associada a hiperplasia microglandular da endocérvice.

Na área de NIC II observam-se atipias coilocitóticas nas camadas superficiais do epitélio escamoso e presença de atipias, desorganização das camadas profundas do epitélio, com atipias e figuras de mitose mais altas (Figuras 1 e 2).

Na endocérvice há acentuada proliferação de glândulas pequenas, agrupadas, com evidente metaplasia escamosa imatura do epitélio e proliferação das células subcolunares ou de reserva (Figuras 3, 4 e 5). O aspecto muito florido da hiperplasia microglandular pode ser confundido com adenocarcinoma endocervical, porém a falta de atipias e de figuras de mitose falam a favor de quadro histológico benigno.
Contador de visitantes:
website stats
Departamento de Anatomia Patológica
Faculdade de Ciências Médicas
images/logos/