Página Inicial
Contato

 Busca

+ Palavras Chave:
   
  colo uterino
  corpo uterino
  endométrio
  ovário
 

 Links

 
 


 
 



 

      Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.

 

Caso 5 - Paciente de 23 anos, citologia oncótica alterada, foi submetida à colposcopia com biópsia dirigida.


Figura 1




Figura 2




Figura 3




Figura 4




Figura 5



Neoplasia intraepitelial cervical de grau I (NIC I/ lesão intraepitelial de baixo grau/ displasia leve) com alterações citopáticas da infecção pelo HPV. Metaplasia escamosa imatura do epitélio endocervical.

As lesões intraepiteliais precursoras do carcinoma escamoso do colo uterino são conhecidas como neoplasia intraepitelial cervical ou NIC, graduadas em 3 categorias: I, II e III, segundo a Organização Mundial da Saúde. As NIC I, eram anteriormente denominadas de displasia leve e, mais recentemente, segundo nomenclatura de Bethesda, usada para os diagnósticos citológicos, alguns autores americanos, por analogia com a citologia, usam o termo lesão de baixo grau para este diagnóstico histológico.
O aspecto microscópico de NIC I é caracterizado por epitélio escamoso com maturação preservada, atipias coilocitóticas nas camadas mais superficiais do epitélio, binucleação freqüente e hiperplasia da camada basal, com leve atipia celular e algumas figuras de mitose apenas nas camadas profundas do epitélio.
A metaplasia escamosa imatura é observada na junção escamo-colunar ou zona de transformação do colo uterino, onde as células de reserva ou subcolunares, multipotentes, se diferenciam para o epitélio escamoso, porém ainda mostram na superfíciecaracterísticas de células colunares. Este tipo de epitélio, ainda não totalmente maduro ou diferenciado, é mais vulnerável à infecção pelo HPV e apresenta atipias celulares que podem ser confundidas, tanto na citologia quanto na histologia ,com neoplasia intraepitelial de grau mais avançado.
Contador de visitantes:
website stats
Departamento de Anatomia Patológica
Faculdade de Ciências Médicas
images/logos/