Página Inicial
Contato

 Busca

+ Palavras Chave:
   
  colo uterino
  corpo uterino
  endométrio
  ovário
 

 Links

 
 


 
 



 

      Os casos clínicos contidos neste site são fruto das reuniões semanais da Prof. Dra. Liliana De Angelo Andrade com os residentes do Departamento de Anatomia Patológica. O objetivo do site é difundir o conhecimento sobre o assunto ajudando estudantes, residentes e profissionais a manterem-se constantemente atualizados.

 

Caso 2 - Paciente de 48 anos com tumor de ovário direito. Peça cirúrgica constituída por tumor cístico com 10 cm de diâmetro, multiloculado do ovário, com superfície externa lisa.


Figura 1




Figura 2




Figura 3




Figura 4




Figura 5




Figura 6



Tumor mucinoso “borderline” do tipo intestinal, com áreas de carcinoma intraepitelial.

Notar o aspecto variado do epitélio mucinoso de revestimento, ora liso em monocamada de células, ora serrilhado e estratificado (Fig. 1, Fig. 2 e Fig. 3). A atipia celular varia de leve a intensa (Fig. 4, Fig. 5 e Fig. 6), com figuras de mitose, o que faz o diagnóstico de carcinoma intraepitelial. Na presença do carcinoma intraepitelial, há necessidade de maior amostragem do tumor, para exame mais cuidadoso, na justificativa de se afastar a possibilidade de área de adenocarcinoma francamente invasor. Os tumores mucinosos “borderline” do tipo intestinal geralmente se apresentam com um gradiente de aspectos histológicos e podemos encontrar em uma mesma neoplasia: áreas de adenoma, de tumor “borderline” e de adenocarcinoma.
Contador de visitantes:
website stats
Departamento de Anatomia Patológica
Faculdade de Ciências Médicas
images/logos/